sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ENEM 2012 - TEMAS PARA A REDAÇÃO


Temas para a Redação no Enem 2012

Atualizada em: 08/09/2012

Redação do Enem 2012: O Exame Nacional do Ensino Médio, desde sua criação en 1998, vem adotando uma temática específica para a redação. Uma atenção especial deve ser dada à redação, uma vez que esta tem grande valor na nota final da prova.

Normalmente é exigido do candidato a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, no qual deve ser exposta uma solução para o eventual problema apresentado. É importante organizar bem o texto, apresentando um título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Apresentar argumentos e defender de forma consistente a proposta apresentada é um ponto positivo a favor do candidato.


- Temas cobrados na Redação do Enem


O tema da redação do Enem 2012 será apresentado junto de uma coletânea de textos, normalmente no enunciado da prova. É importante que o candidato utilize as ideias presente nos textos e faça observações sobre os fatos e/ou estatísticas, aliando a dados e fatos que tenha conhecimento. Por este motivo muito se fala que é essencial o hábito da leitura quando estiver se preparando para o Enem.

Da mesma forma como ocorreu nas edições passadas do Enem, o tema da redação do Enem 2012 deverá abordar uma reflexão e análise crítica frente a situações sociais e humanísticas. Procure enriquecer sua redação com argumentos críticos que demostrem sua preocupação com os valores humanos na sociedade.


- Dicas para a Redação do Enem


A redação do Enem 2012, assim como a maioria dos exames de redação de processos seletivos, exige respeito à norma culta da língua portuguesa. Para se alcançar uma boa nota, sugere-se que o candidato busque a construção da redação fundamentando-se na aplicação dos conceitos das várias áreas do conhecimento, processamento de dados apresentados (seja em tabelas ou gráficos) e principalmente construção de argumentos consistentes. Outro aspecto fundamental é a argumentação como proposta de intervenção solidária na realidade, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.

E não se esqueça: a redação no Enem deve possuir um número mínimo de 7 linhas e máximo de 30 linhas, além de serem escritas com caneta esferográfica preta feita de material transparente. A prova possui um espaço reservado ao rascunho. Faça uso desse espaço para construção de um bom texto.

Os candidatos devem observar que normalmente os temas são relacionados a acontecimentos no Brasil. Não deixe de conferir os temas já cobrados na redação do Enem desde 1998.


Confira alguns temas que podem aparecer na Redação do Enem 2012:

- Avanços e obstáculos da nova família brasileira

- O voluntariado e a importância da solidariedade

- Violência no trânsito

- A questão das drogas no crescimento de crianças e adolescentes

- A sustentabilidade como meio de desenvolvimento

- Participação dos jovens na política

- O esporte como fator de inclusão social

- A busca por respeito às minorias sociais

- Consciência e responsabilidade no trânsito

- A arte e a formação da identidade nacional

- O papel do jovem na sociedade

- As transformações na escrita

- A importância do esporte no fortalecimento da cidadania
http://www.enem.vestibulandoweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário